Neste dia 01 de Abril de 2014, o eterno camisa 10 da Gávea participou de um bate-papo ao vivo com seus fãs que reuniu milhares de internautas no Facebook oficial do Flamengo e no Twitter.
Entre boas historias, lembranças do futebol, analises do que anda acontecendo e respostas a perguntas de faz, o Galinho respondeu a uma pergunta da Flapel: “Qual a importância das peladas na formação de um atleta?”
Zico lembrou que ele e boa parte dos grandes jogadores que passaram pela historia do clube jogaram peladas em campos de várzea e pracinhas.
“Na pelada o jogador aprende os segredos da bola, tabelando com o muro, fazendo gol no chinelo, driblando em campo esburacado...”
Lembrando que na década de 80, o Maracanã sofria com o mau tempo principalmente nos meses de Junho e Julho, muito do que era necessário ao domínio de bola vinha dos campos de pelada.
“O Maracanã e o campo de Bangu eram bons exemplos. Tinham as vezes dois jogos por rodada, chegando a 8 jogos por semana. Era preciso conhecem bem os segredos do domínio de bola nestes campos maltratados. A sorte e que ambos eram grandes e havia espaço para corrigir o domínio após a bola não querer obedecer no campo esburacado. E isto se aprende muito na pelada”.
Após o bate papo, Zico lembrou que a Flapel traz no sangue as raízes das peladas dentro do Flamengo. Atencioso, mandou um abraço a todos os peladeiros e autografou a camisa do grupo Flapel.
SRN